[Original] Compreensão científica da "ciência" -os detalhes do termo "ciência", história e presente

              

     Cuidado com a palavra azul acima

     Clique no canto superior direito para selecionar“Set como uma estrela”Bom texto bom!

Isso é empurrado por Xingzhilong psicologicamente13Artigosartigo


Se você quiser falar sobre “ciência” com cuidado com todos, antes de tudo, exploro as necessidades inerentes de construir nossa própria psicologia- “psicologia de dragão”.

Porque a psicologia do dragão foi descoberta e classificada com base nos clássicos clássicos e clássicos da China, e os pensamentos culturais, e a cultura chinesa antiga foi o sábio das gerações chinesas antigas.E a psicologia ocidental é chamada de “psicologia científica”, tantas pessoas me perguntaram: “Professor Gao, o Dragon Psychology Scientific?” “Para que todos tenham um entendimento científico do termo” ciência “.O título de “ciência” nasce naturalmente.

5500 Luz -Year Cat Palm Nebula divulgada pelos cientistas (deriva da Internet)

Em segundo lugar, existe um importante fator promocional em falar sobre esse tópico, que é um vídeo “Popular Science” tão chamado chamado “What Is Science”, espalhado online.

Este vídeo é uma palestra feita pelo professor Zhang Shuangnan, pesquisador do Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, diretor do Laboratório Chave de Acessórios de Partículas da Academia Chinesa de Ciências.O pano de fundo deste discurso é o debate entre o professor Zhang e o professor Sun Xiaochun sobre “se os Yin e Yang cinco elementos são ciência”.

Muitas pessoas ouviram a “popularidade” do professor Zhang após a popularidade e de repente descobriram que há poucas coisas que pertencem à “ciência”, e há muitos conhecimentos que não pertencem à “ciência”, e há muitos que fazem não pertencem a “ciência”.Isso subverte completamente nosso entendimento passado da “ciência”, o entendimento de muitas pessoas sobre a ciência é ainda mais confuso!

De fato, o professor Zhang Shuangnan reduziu bastante a conotação e a extensão do termo “ciência” e levantou os métodos específicos de estudar algumas disciplinas específicas para “padrões científicos” universais e depois expulsar as disciplinas que não eram adequadas para esse método Escopo da “ciência”.Esse tipo de pensamento e práticas introduziram “ciência” em um pequeno círculo, que se desviou do mainstream e se moveu ao extremo.

Portanto, é introduzido de maneira abrangente e sistematicamente como o termo “ciência” vem, explicando o que se refere, o que muda em sua conotação e extensão no processo de desenvolvimento histórico, e pessoas diferentes dizem que a expressão da “ciência” o que significa que isso significa para Faça com que mais pessoas entendam a “ciência” da perspectiva da “ciência”.Então, eu compartilhei o conhecimento da “ciência” que estava apenas enfrentando meus alunos. “.

Ribose desexível, moléculas de DNA, amostras de DNA, desoxiucleose (derivado da rede)

O termo “ciência” é obviamente um vocabulário chinês.raizDe acordo com a pesquisa do professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Pequim,Nos registros de texto chinês, o termo “ciência” apareceu pela primeira vez em um artigo intitulado “Bailang Middle Epis”.Modern Science House tem o departamento de armazém de Bai“O pensador e escritor de músicas do sul, Chen Liang, também mencionou no artigo” Seção do livro de Gao Chu dos Antepassados ​​do Tio “:” A Self -Ciência é popular, e os estudiosos são frequentemente presos no dia do dia, e até o velho morte ou não.”A” ciência “desses dois lugares refere -se aos” exames imperiais.

De acordo com a interpretação de “falar das palavras”, o assunto é a palavra de significado.Portanto, o termo “ciência” significa “medição de aprendizado”.Nos tempos antigos, o teste do & Qi era chamado de “exames imperiais”, indicando que os chineses antigos acreditavam que os exames imperiais eram a maneira de medir o nível de conhecimento dos participantes.

Antes e depois da restauração de Meiji no Japão, os estudiosos japoneses traduziram o vocabulário inglês “ciência” com o termo “ciência”;Durante o fim do shogunato japonês para o período Meiji, “ciência” foi usado para se referir a “ciência individual” especializada, e alguns costumavam se referir a essas “ciências”.

Acrescentou -se aqui que, no passado, nos tempos modernos, as pessoas conhecem o conhecimento obtido pela natureza, seja através de especulações abstratas ou por meio de experiência no conhecimento da observação, todos estão incluídos na categoria de “filosofia natural”.Posteriormente, devido aos diferentes métodos de pesquisa, as ciências naturais gradualmente se separaram da filosofia da natureza, formando uma disciplina independente.Portanto, os métodos de pesquisa são de fato o principal fator de separação de disciplina.

De acordo com a pesquisa do professor Zhou Cheng, a pessoa que primeiro usou a “ciência” na China para usar a “ciência” na China para declarar sua visão pessoal é Wang Guowei; Youwei.A popularidade do termo “ciência” na China não é o crédito de uma pessoa, nem de repente apareceu em um certo momento, mas a disseminação de inúmeras pessoas.Pode -se dizer que a conotação da palavra “ciência” nas mentes da maioria dos chineses é derivada da extensa publicidade do “novo movimento cultural” no início do século passado.Então, como iniciador do novo movimento da cultura, como Chen Duxiu entende “ciência”?

Em 1920, Chen Duxu escreveu no artigo “Qual é o novo movimento da cultura?” , religião, moralidade, literatura, arte, música, etc. “” A primeira prescrição de medicina é “ciência”.

Chen Duxiu acredita: “A ciência tem uma ampla gama de significado: estreitamento refere -se a ciências naturais e senso amplo se refere a ciências sociais. As ciências sociais são um método de estudo de ciências naturais, que é usado em todo o conhecimento social e pessoal, como a sociologia, Ética, história, ciência jurídica, economia etc. Todos os que usam métodos de ciências naturais para estudar e explicar são ciência; esse é o maior efeito da ciência.Pode -se observar que a ciência que Chen Duxiu acredita ser realmente um método para estudar ciências naturais.

Em maio de 1977, a Academia Chinesa de Ciências Sociais foi estabelecida

Mao Zedong disse no “discurso no Congresso Nacional do Partido Comunista da China”: “as pessoas devem analisar e estudar fenômenos para entender a natureza das coisas, para que precisem de ciência”.

O famoso poeta e escritor Liu teve essa frase em “A cidade natal do sol”: “Essa situação trágica não é o que eu posso mudar sozinho. O problema fundamental é administrar a educação e fazer as pessoas aceitarem a ciência”.

A “ciência” desses dois lugares refere -se ao sistema de conhecimento da divisão que reflete leis objetivas que refletem a natureza, a sociedade, o pensamento.

A edição de 1979 de “Ci Hai” explicou a palavra “ciência”: “A ciência é um sistema de conhecimento sobre natureza, sociedade e pensamento. A cristalização da experiência” “”

Então, como outros países do mundo entendem “ciência”?

Em 1888, Darwin também definiu a ciência: “A ciência é resolver os fatos, descobrir as leis e tirar conclusões”.A definição de Darwin apontou a conotação da ciência, ou seja, fatos e leis.

A ciência deve descobrir os fatos desconhecidos das pessoas e, com base nisso, buscando a verdade dos fatos, em vez de um pensamento puro que está fora da realidade.Quanto à lei, refere -se à inevitável conexão entre a essência das coisas objetivas.Portanto, a ciência é baseada em base prática, após inspeção prática e demonstração lógica estrita, e o sistema de conhecimento de várias coisas e as leis do movimento do mundo.

A “Enciclopédia” da França: “A ciência é diferente do senso comum, a ciência é classificada e a ciência é classificada para buscar as leis das coisas. Além disso, a ciência revela as leis de dominar as coisas para explicar as coisas”.

A Grande Enciclopédia da União Soviética: a ciência é uma categoria de atividades humanas.

“Introdução à ciência e tecnologia modernas”: “Pode ser simplesmente dizer que a ciência é um conhecimento sistemático que reflete a regularidade inerente às coisas objetivas”.

Professor Feng Xinghui “Vá para o Dragon Psychology” Sconomation Video ScreenShot

Com base nas informações acima, encontraremos:

As palavras -chave sobre a ciência são: fatos, resumo, leis, sistemas, conhecimento, organização ou conclusões, que são diferentes do senso comum.Ou seja, o entendimento mainstream do mundo é que a ciência é um conhecimento sistemático ou um conhecimento acadêmico do senso, conhecimento ou conhecimento comum que revela a inerente e a regularidade das coisas, e não define estritamente os métodos de pesquisa científica.

De fato, embora os diferentes métodos de pesquisa tenham contribuído para a separação da ciência natural da filosofia da natureza, o desenvolvimento da ciência para hoje superou sua categoria de “disciplina” original e formou um divisor de águas no sentido amplo de todo conhecimento .Agora o entendimento mainstream do mundo é ciência, éIgnorânciaAssim comoSuperstição, anti -humano, anti -civilizaçãorelativamente,O senso comum édiferente.entãoNo mundo todoPromover a ciência, se opõe à ignorância, superstição, se opõe a cultos, opor -se a anti -humanos e anti -civilização palavras e açõesEssência

Portanto, se o método de pesquisa é distinguido é o padrão da “ciência”, é o ancestral dos retornos acadêmicos.É a parte de trás da históriaÉ a negação do entendimento convencional da ciência hoje.

Também pode ser visto que o conhecimento ou o aprendizado é aproximadamentePode ser dividido em três tipos, um é a lei ou conclusão verificada pela prática.Resumo consciente ou de experiência é ciência;Um é bom sensoO conhecimento mais básico;Há também um conhecimento de sistema tão chamado que não pode suportar inspeções práticas ou não pode passar no teste de prática. Separação real A teoria vazia paralela é não científica ou pseudo -cena.

Tome a experiência de vida como exemplo.Como diz o ditado: “Não ouça as palavras do velho, você sofrerá na sua frente” ambiente, para que nunca possa se tornar ciência.No entanto, se as lições e lições não forem científicas, mesmo o professor Zhang nem concorda com o próprio professor Zhang.Como resultado, para ter um sólido conhecimento ou local de aprendizado excluído da “ciência” por causa dessa definição estreita, pode haver uma posição. “O conceito, afirmando:” Aqueles que não são científicos e bons e aqueles que não são científicos não são necessariamente ruins.

Vemos que dessa maneira, o problema tem complicado,A “popularização da ciência“Em vez disso, a compreensão do povo sobre a ciência é mais vaga e confusa; ao mesmo tempo, também transformou a ciência em um vocabulário profissional no campo profissional, e a distância das pessoas comuns está longe.Obviamente, isso não é propício à popularização da ciência e não atende ao hábito da ciência do povo.

Até hoje, ninguém negará que a prática é o único critério para testar a verdade.A ciência pode suportar testes práticos. do sistema sistemático que reflete as leis inerentes às coisas.

Pegue o “tao” central da cultura chinesa antiga como exemplo.O TAO é resumido pelos antigos sábios chineses. deve seguir o “Tao”.Portanto, o Tao também está alinhado com as principais características da ciência, por isso também é ciência.No entanto, a descoberta de “Dao” é diferente dos métodos de verificação do laboratório ocidental.

O método de pesquisa será diferente devido ao objeto de pesquisa, que é quase um senso comum.Portanto, diferentes disciplinas adotarão um método único adequado para as características do próprio sujeito, o que é natural.Desde que atenda ao propósito científico e ao espírito da ciência, o método não é o único, nem é inalterado.”Lógica, quantitativa e empírica” ​​deve ser usada ao mesmo tempo. Todas as disciplinas.

O termo “ciência” deixou uma profunda impressão e impacto no povo chinês desde o movimento da nova cultura, o que melhorou bastante a alfabetização científica do povo chinês.Não devemos cortar a conotação da “ciência” como menor e menor, porque o sujeito é cada vez mais detalhado. Entendendo a “ciência”, isso não está de acordo com a lei da civilização.

A foto vem da internet

De fato, na história, filósofos e cientistas geralmente tentam propor uma definição essencial suficiente para o que são “ciências” e “métodos científicos”, mas houve uma grande controvérsia.

Nos tempos modernos, pretende usar o conhecimento (teoria) e experimentos sob a premissa de racionalidade e objetivamente.Um dos experimentos baseados no empírico defendido por Bacon e Galileu como pioneiro.Mas este é apenas um ramo da ciência moderna, nem toda a ciência.Na ciência moderna, a pesquisa sobre a existência do pensamento humano também está incluída na categoria científica, que é chamada de “ciência do pensamento”.

Não vamos falar sobre a controvérsia no exterior. sobre se as humanidades são ciência.

Olhando para trás nessas disputas, está intimamente relacionado ao entendimento do conceito de “ciência”; é “sujeito”

A definição de disciplinas não é completamente unificada, mas o significado central do mesmo consistente agora é: “Sistema de conhecimento relativamente independente”.Como se tornou uma disciplina independente, esta pesquisa deve ser para o propósito da ciência e o espírito da ciência.Quem pode dizer que as pessoas que estudam filosofia, arte e religião não usam o pensamento científico e os métodos científicos e não seguem o espírito da ciência para o propósito da ciência?Quem pode dizer que pesquisadores de filosofia, arte e religião são pessoas que não acreditam na ciência?Só que os objetos de pesquisa e os métodos de pesquisa são diferentes!Entenda a disciplina e entenda a conotação e extensão da ciência.Vamos falar sobre ciência novamenteÉ muito mais fácil.

A experiência histórica nos diz que não são apenas disciplinas diferentes, mesmoNa mesma “disciplina”, o método de pesquisa também pode ser diferente.Portanto, o uso de métodos de pesquisa específicos como base para determinar se é científico e não suporta.

Fatos históricos são a definição de padrões e apenas “ciência”.Se alguém disser que a “ciência” que ele define é a resposta padrão, que não está alinhada com fatos históricos e objetivos.

O professor Zhang Shuangnan estuda astronomia e a física.Sobre a questão de saber se os “Yin e Yang Five Elements” não são científicos, os dois têm diferenças óbvias.Isso não ocorre porque os “Yin e Yang Five Elements” são separados da borda da ciência, mas porque os dois têm uma compreensão diferente da ciência.De fato, o sistema teórico por trás dos cinco elementos do Yin e Yang é completamente diferente do sistema de ciências naturais ocidentais.O professor Zhang usou completamente a perspectiva das ciências naturais ocidentais para examinar a teoria de Yin e Yang cinco elementos nascidos na China e a classificaram como uma alternativa da ciência em nome da “ciência”, o que é razoável.Mas se for apenas científico dividir todas as disciplinas usando os padrões das ciências naturais ocidentais, obviamente se desviou da definição principal do mundo de “ciência”.

O professor Zhang Shuangnan usa o padrão de “se está alinhado com a quantitativa, lógica e empírica” ​​para avaliar se a física ou a física de partículas é “científica”.Mas se esse padrão for usado para avaliar as ciências sociais, a Academia Chinesa de Ciências Sociais deve ser renomeada porque não é “científica”!Obviamente, isso viola os fatos objetivos e também viola o propósito da ciência.

De acordo com os padrões do professor Zhang,Aquelas arte, filosofia, religião de pesquisa, etc.Estudantes e professores profissionaisAmbos se tornaram não -científicosPessoas no círculoSobreEssênciaEntão, como a Academia de HumanidadesLongo ePacote“Yin e Yang cinco elementosAprofundarcientíficoProfessor Sun, tenho medoTornou -se um “trabalhador não -científico“Você fez?

Cass pós -graduação

张 教授 坚持 自己 的 观点 没有 任何 , 但是 , ,Ignore as diferenças nas disciplinas e pegue o método de pesquisa de “quantitativo, lógico e empírico”.Em seguida, impor essa teoria em nome da ciência a todas as disciplinas, o que é um grande problema.Alguns dogmas e paranóia violaram o propósito científico e o espírito científico do próprio professor Zhang.Portanto, temos que perseguir as raízes para rastrear a origem para enfrentar.

terProfessor ZhangEssa ideia é mais do que ele.A edição de 1999 de “Ci hai” adulterou discretamente com a interpretação da “ciência” em princípio, de modo que o termo “ciência” mudou do significado geral original para um sentido restrito, porque essa nova explicação acrescentou “o uso do uso do uso de O uso, o teorema, a lei, a lei, a lei aguardam “esse atribuitivo.Isso também promoveu um número considerável de mal -entendidos da ciência das pessoas.

De fato, mesmo aqueles que estão envolvidos em pesquisas em ciências naturais como o professor Zhang Shuangnan não concordam com o ponto de vista do professor Zhang.No local do discurso do professor Zhang, um colega questionou o ponto de vista do professor Zhang, argumentando que o ponto de vista do professor Zhang se refere ao estreito senso de “ciência”.

Meu discurso hoje, o título é “ciência da ciência”.A primeira “ciência” é a “ciência” que todos costumam entender.Embora os fatos sejam de fato, como disse o professor Zhang Shuangnan em seu discurso, “só sabemos o que é física, matemática, química, criaturas e nunca me dizemos o que é ciência”.Por favor, pense bem: por que nunca explicamos em nossos livros didáticos?Porque desde o novo movimento cultural, especialmente depois de 1949, o entendimento do povo chinês sobre o termo “ciência” já é senso comum, e o senso comum não precisa ser explicado.A China não explica o que é a ciência dos livros do ensino fundamental para as universidades.No entanto, isso definitivamente não é a “ciência” mencionada pelo professor Zhang!A “Ciência Popular da Ciência do Professor Zhang“, Certo”Ciência”Em termos de senso comum, não há dúvidaÉ caóticoEssênciaA segunda “ciência” refere -se à palavra “ciência”.

Todos também sentiram que meu discurso hoje também pode ser considerado um debate com o professor Zhang Shuangnan sobre “o que é ciência”.Olhando para a controvérsia anterior da “ciência”, o progresso acadêmico foi promovido.Obviamente, não ouso esperar que meu discurso promova o progresso acadêmico, mas espero sinceramente que meu conteúdo de fala possa promover a compreensão das pessoas sobre o senso comum de “ciência”.

You May Also Like

More From Author